O projeto AgroVila visa construir um sistema apoiado em tecnologia digital que viabilize e otimize circuitos curtos em grupos constituídos por agricultores familiares e consumidores, de forma que os produtores recebam uma remuneração justa, que haja transparência no processo e que os sistemas alimentares territoriais sejam valorizados.
Pretende-se desenvolver um sistema digital open source que permitirá agregar a produção e encurtar os circuitos de comercialização, organizando a produção familiar, a distribuição, o transporte e a entrega.
Trata-se de um sistema que recria, virtualmente, os antigos mercados de rua e mercearias de esquina, pelo que a inovação organizacional será feita na perspetiva daa satisfação das necessidades e expectativas dos consumidores.
No processo logístico, pretende-se incluir técnicas de inteligência artificial e tecnologia da IoT, com o envolvimento fr organizações de agricultores de forma a rentabilizar infraestruturas locais pré-existentes, como armazéns e centros logísticos e de transporte
A coordenação do projeto é do Instituto Politécico de Coimbra.