O projeto Bio Valor Composto (BioComp_2.0), desenvolvido no âmbito do programa Bio Developer, visa a produção de compostos orgânicos biológicos para o controlo do jacinto de água e para a valorização de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais.
Através do desenvolvimento desta solução será possível promover o controlo da espécie invasora jacinto de água, espécie comum em Portugal e Espanha, para o estudo científico de alternativas de compostagem desta para utilização como fertilizante ou substrato na agricultura biológica.
O presente projeto contempla diversas atividades de I&D – atribuindo um elevado grau de inovação – complementadas com a validação do ciclo de vida e estudo da viabilidade económica da solução desenvolvida.
De modo a assegurar o sucesso do projeto, foi formado um consórcio constituído pela empresa Colina Generosa, (micro empresa com competências e conhecimento no sector da Agricultura Biológica), pelo IPC e IPB (ambos com uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos de I&D, e nos domínios da domínios da biologia; fertilidade do solo; sustentabilidade; biotecnologia agrícola; avaliação da qualidade e gestão ambiental). O consórcio definido reúnem, assim, as competências e qualificações necessárias para assegurar os objetivos propostos.
Os objetivos do projeto centram-se na avaliação da viabilidade técnica e científica para o controlo físico eficaz do jacinto-de-água, procurando como soluções, diferentes alternativas de valorização do resíduo que a nível regional poderá ser combinado com outros subprodutos orgânicos para a produção de composto de qualidade para a Agricultura Biológica. É um grande objetivo aumentar a sustentabilidade ambiental com a proteção dos ecossistemas aquáticos e assegurar a viabilidade económica do controlo do jacinto-de-água, bem como assegurar o bom encaminhamento e valorização dos subprodutos das unidades produtivas, que constituirão as matérias-primas para a produção dos compostos orgânicos, potenciando matérias-primas de baixo ou nulo valor através das misturas de compostagem com o jacinto-de-água, respeitando e promovendo os princípios da Economia Circular na região.
.