fbpx

Blog

Projeto CerTra vai realizar o 3º encontro de Cereais Tradicionais a 22 de maio

Projeto CerTra vai realizar o 3º encontro de Cereais Tradicionais a 22 de maio

cartaz 3

O 3º Encontro de Cereais Tradicionais, organizado  no âmbito do Projeto CerTra, tem o tema “Valorização económica e social dos cereais tradicionais” e realiza-se no próximo dia 22 de maio. Este evento ocorrerá entre as 14:30 e as 17:00 e será realizado em formato de webinar (online).

 

A NOP (New Organic Planet Lda ), na qualidade de parceira do Projeto CerTra – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma alimentação Sustentável em Portugal ( https://esa.ipb.pt/certra/) convida a todos os interessados a efetuar a sua inscrição  e a participar neste evento.

 

 

Este é um projeto no âmbito do PRR liderado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Projeto PRR-C05-I03-i-000161 LA 1.4; Linha de ação 1.4 Comunicação; MEDIDA 12-ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Programa:

14:30
Apresentação do projeto CERTRA
Luís Dias
Instituto Politécnico de Bragança

14:40
A importância das variedades tradicionais de cereais na recuperação dos territórios de baixa densidade
Alfredo Aires
Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

15:00
O centeio regional no Barroso, uma oportunidade para o futuro
Nuno Santos
Presidente da CoopBARROSO

15:20
Discussion

15:40
Closing
Moderação de Adelaide Perdigão
New Organic Planet

Local do evento: Online (Zoom)

Contacto: ldias@ipb.pt

Mas sobre o projeto CERTRA

O projeto CERTRA  (Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal) foi aprovado no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030 e pretende criar oportunidades de mercado para os produtores de cereais tradicionais, aumentando a visibilidade bem como a valorização dos mesmos junto dos consumidores. A valorização económica desses cereais é fundamental para a promoção de uma alimentação mais sustentável e a preservação da diversidade agrícola.

O Projeto CERTRA tem como objetivo promover a valorização dos cereais tradicionais. Algumas das metas desse projeto incluem:

  • Criar cadeias de valor para incentivar o uso de cereais locais e promover a agricultura biológica.
  • Aumentar o conhecimento sobre as características dos cereais locais, considerando seu valor nutricional, organolético e a saúde dos consumidores.
  • Facilitar o acesso dos agricultores a variedades de cereais adaptadas às condições agroecológicas das regiões, com qualidade comercial e de transformação valorizada pelo mercado.
  • Explorar novas oportunidades de mercado para produtos locais de qualidade, levando em conta os gostos e preferências dos consumidores.
  • Promover a troca de conhecimentos e experiências entre os agentes da cadeia de valor, desde os agricultores até os consumidores, abrangendo o conhecimento científico e prático.
  • Contribuir para a sustentabilidade e segurança alimentar, valorizando a diversidade cultural e a produção local.

Share

Latest Articles