fbpx

Blog

New Organic Planet participou no Dia de Campo CERTRA e AGROVILA.

New Organic Planet participou no Dia de Campo CERTRA e AGROVILA.

pao

A New Organic Planet (NOP) esteve presente no último dia 8 de julho de 2023, no dia de Campo CERTRA e AGROVILA.  Este evento teve a ideia de juntar os parceiros destes dois projetos do PRR. Há várias entidades que participam em ambos os projetos, como é o caso da NOP, pelo que este tipo de atividades possibilitam uma certa economia de meios e a exploração de eventuais sinergias.

A organização no terreno deste Dia ficou a cargo das Instituições “locais” – Cascais Ambiente e Politécnico de Leiria.

O evento iniciou-se com uma visita à fabrica de farinhas Paulino Horta, em Alenquer. Com uma história de 4 gerações de produtores de farinha, a empresa Paulino Horta tem desenvolvido um trabalho de valorização de farinhas com base em cereais tradicionais e biológicos.

Prosseguiu-se depois com uma visita à exploração de Celso Santos, produtor, moleiro e padeiro, em Torres Vedras. Celso Santos é um jovem Celso Santos é um jovem agricultor-moleiro-padeiro de populações de cereais antigos. Aventura- se a completar o ciclo, sendo um dos primeiros exemplos da nova geração a explorar esta profissão.

 

O encontro culminou com um almoço ao ar livre com a Comunidade de Produtores do Oeste, no Parque da Várzea, em Torres Vedras.

Este dia permitiu uma primeira reunião não-virtual entre os parceiros e oportunidade de consolidação da equipa; contacto entre produtores de cereais tradicionais, transformadores e consumidores (sobretudo moageiras de diferentes escalas e padarias artesanais), tendo em vista o desenvolvimento da cadeia de valor.

Saiba mais sobre o projeto CERTRA and AGROVILA

 

 

 

Share

Latest Articles