A Comissão Europeia apresentou um plano ambicioso para promover a prosperidade do setor agrícola e agroalimentar da União Europeia (UE), com o objetivo de o tornar mais atrativo, competitivo, resiliente e sustentável até 2040. O roteiro identifica quatro áreas prioritárias:
- Setor atrativo: Incentivar a entrada de jovens na agricultura, assegurando rendimentos justos e apoio público direcionado.
- Setor competitivo e resiliente: Focar na segurança e soberania alimentares, utilizando negociações e acordos comerciais para proteger os interesses dos agricultores europeus.
- Preparação para o futuro: Estimular a inovação e a digitalização na agricultura, através de um pacote de simplificação legislativa e uma estratégia digital da UE.
- Condições de vida e trabalho justas nas zonas rurais: Melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho nas áreas rurais, garantindo um futuro sustentável para as atuais e futuras gerações de agricultores.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou a importância dos agricultores europeus no sistema de produção alimentar da UE e a necessidade de enfrentar os desafios da concorrência global e das alterações climáticas.
Para mais informações, consulte o artigo “Comissão Europeia apresenta roteiro para a prosperidade do setor agrícola e agroalimentar da UE , publicado pela redação da Revista Voz do Campo a 19 de fevereiro.
Imagem de Pixabay