fbpx

Blog

A New Organic Planet irá participar no Projeto CERTRA

A New Organic Planet irá participar no Projeto CERTRA

WhatsApp Image 2023-01-26 at 18.48.44 (1)

A New Organic Planet irá participar no Projeto CERTRA: PRR – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal- que tem por objetivo promover e valorizar os produtos endógenos gastronómicos produzidos com cereais tradicionais, de qualidade certificada e a Dieta Mediterrânica. 

 

As principais Linhas de Ação deste projeto são:

  • Dieta Mediterrânica – Levantamento de populações tradicionais de trigo e centeio e milho; conhecimentos, tecnologia e práticas utilizadas na produção de cereais tradicionais;
  • Produtos – Caracterização agronómica, genética e química dos cereais tradicionais, produção de cereais, ensaios de panificação e outros produtos transformados, autenticidade dos produtos;
  • Consumo – Identificação de estratégias de mercado que integrem dinâmicas de produção, transformação, comercialização e consumo de cereais tradicionais e seus transformados num quadro de circuitos curtos, segurança alimentar e promoção da saúde; Comunicação – Organização e trabalho em rede com os agentes da cadeia de valor dos cereais tradicionais, formação em modo de produção biológico, campanhas de comunicação e sensibilização dos consumidores.
  • Fomentar o acesso a alimentos seguros, diversificados, de época e de qualidade (e.g. restauração coletiva, mercados locais, circuitos curtos)
  • Promover e valorizar a Dieta Mediterrânica;
  • Informar, formar e educar para uma alimentação saudável e sustentável, e visar o combate ao desperdício alimentar
  • Introduzir tecnologias e medidas de rastreabilidade e autenticidade dos produtos (como tecnologias baseadas em blockchain).

 

O CERTRA é uma das seis candidaturas no âmbito da iniciativa «Alimentação Sustentável» da Agenda de Inovação Terra Futura. O Projeto foi apresentado ontem em Idanha-a-Nova, pelo Instituto Politécnico de Bragança, na sessão de contratualização dos Projetos I&D + i, no âmbito da iniciativa «Alimentação Sustentável» da Agenda de Inovação Terra Futura.

 

A New Organic Planet congratula a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e todos os parceiros que integram esta Iniciativa.

Fonte: Governo de Portugal

Partilhar

Últimos Artigos