A New Organic Planet irá participar no Projeto CERTRA: PRR – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal- que tem por objetivo promover e valorizar os produtos endógenos gastronómicos produzidos com cereais tradicionais, de qualidade certificada e a Dieta Mediterrânica.
As principais Linhas de Ação deste projeto são:
- Dieta Mediterrânica – Levantamento de populações tradicionais de trigo e centeio e milho; conhecimentos, tecnologia e práticas utilizadas na produção de cereais tradicionais;
- Produtos – Caracterização agronómica, genética e química dos cereais tradicionais, produção de cereais, ensaios de panificação e outros produtos transformados, autenticidade dos produtos;
- Consumo – Identificação de estratégias de mercado que integrem dinâmicas de produção, transformação, comercialização e consumo de cereais tradicionais e seus transformados num quadro de circuitos curtos, segurança alimentar e promoção da saúde; Comunicação – Organização e trabalho em rede com os agentes da cadeia de valor dos cereais tradicionais, formação em modo de produção biológico, campanhas de comunicação e sensibilização dos consumidores.
- Fomentar o acesso a alimentos seguros, diversificados, de época e de qualidade (e.g. restauração coletiva, mercados locais, circuitos curtos)
- Promover e valorizar a Dieta Mediterrânica;
- Informar, formar e educar para uma alimentação saudável e sustentável, e visar o combate ao desperdício alimentar
- Introduzir tecnologias e medidas de rastreabilidade e autenticidade dos produtos (como tecnologias baseadas em blockchain).
O CERTRA é uma das seis candidaturas no âmbito da iniciativa «Alimentação Sustentável» da Agenda de Inovação Terra Futura. O Projeto foi apresentado ontem em Idanha-a-Nova, pelo Instituto Politécnico de Bragança, na sessão de contratualização dos Projetos I&D + i, no âmbito da iniciativa «Alimentação Sustentável» da Agenda de Inovação Terra Futura.
A New Organic Planet congratula a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e todos os parceiros que integram esta Iniciativa.
Fonte: Governo de Portugal